sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Moreira, Eduardo (1886-1980)


Eduardo Henriques Moreira nasceu na cidade de Lisboa no ano de 1886, vindo a falecer em Paço d’ Arcos noventa e quatro anos depois, precisamente no ano de 1980.

Os pais do escritor, do professor de escola dominical, do escoteiro e um dos fundadores do escotismo em Portugal, do evangelista, do poeta, do empregado de escritório, do jornalista, do presbítero, do pastor, do assistente espiritual a reclusos, do nomeado capelão do Exército Português em 1917, do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do historiador, do secretário-geral da União Cristã da Mocidade do Porto e posteriormente acemista, do ilustrador, do mação, do cónego Eduardo Henriques Moreira, foram José Henriques Moreira e de Maria dos Anjos Henrique Moreira.

Concluída a instrução normal na cidade de Évora, Eduardo Moreira, a par do emprego, estuda no Ateneu Comercial, no Instituto Real de Lisboa, com os Professores Rosa Machado, Damasceno Nunes e Rosa Belo, entre outros. Aprendeu o grego e, com Erasmo Braga, recebeu alguma luz do hebraico. Livre do serviço militar, contraiu casamento, em 1907, com Laura Rosa Ferreira de Almeida, que lhe daria três herdeiros: Gustavo Adolfo Henriques de Almeida, Ernesto Rodolfo Henriques de Almeida e Maria Elisama de Almeida Moreira , a única que continua vivente e com mais de noventa anos de idade. Eduardo Moreira casou em segundas núpcias com Laura de Campos e Castro, da qual não deixou herdeiros.

Para além dos diversos cargos que ocupou, como acima referimos, começou a aprofundar matérias teológicas desde verdes anos, aliando o seu nome a congressos e a diversas revistas evangélicas, a missões em Africa, à Sociedade Bíblica, à Aliança Evangélica Portuguesa, ao Instituto Histórico do Minho e à Universidade de Coimbra. Foi ministro das igrejas Congregacional, Presbiteriana e Lusitana.

Desde os seis anos de idade que Eduardo Henriques Moreira se inclinava para as letras e esta foi a sua grande paixão. Assim, fundou vários jornais e publicou dezenas de trabalhos literários. O Comendador Manuel dos Santos Guerra, em 1980, dizia que Eduardo Moreira “deveria ser o protestante português mais importante do século XX, e talvez, um dos maiores na Europa”.

Bibliografia:
Portugal d’ Aquém e d’ Além Mar, Dezembro,1979.
Portugal Evangélico, Abril/Maio, 1980.
Manuel Pedro Cardoso, Sempre Pronto, Maio, 1980
Novas de Alegria, Junho, 1980.

 
Site Meter